Escola Inverno
Matemática

6 a 8 Fevereiro 2018

Programa

Mini-cursos


Debate

A Matemática nas empresas

Realiza-se na 4ª feira, 7 de Fevereiro, às 14h, e contará com a participação de ex-alunos da LMAC e do MMA (João Gouveia, Ricardo Loura e Sofia Paulino) que desenvolvem a sua atividade em empresas de diversas áreas.

Este debate será moderado por Carlos Alves, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa.

Mova o rato sobre o programa para ver horas de início e de fim.

Debate
PDFAna Moura, IST
Decomposição em valores singulares: visualizações e tratamento de dados (II)
Café
Café
Almoço
Debate
Café
Abertura
Almoço
Almoço
PDFManuel Scotto, IST
Agrupamento de séries temporais e sua aplicação na análise de processos geofísicos e ambientais (II)
Café
Teresa Diogo, IST
Equações integrais e aplicações à mecânica (II)
José Natário, IST
Relatividade e Geometria (II)
Café
Paulo Mateus, IST
Criptografia na era quântica (II)
Café
ter, 6 fev 2018
qua, 7 fev 2018
qui, 8 fev 2018
9-11
11-13
13-15
15-17
José NatárioJosé Natário, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa

Relatividade e Geometria PDF

Neste mini-curso apresentaremos a formulação geométrica da Teoria da Relatividade e algumas das suas aplicações, desde os radares de velocidade à expansão do Universo.

Manuel ScottoManuel Scotto, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa

Agrupamento de séries temporais e sua aplicação na análise de processos geofísicos e ambientais PDF

A análise de séries geofísicas e ambientais, em particular de séries temporais de variáveis climáticas, tem suscitado um interesse crescente pela sua relevância científica e socioeconómica, e pelo seu papel na identificação, compreensão e mitigação de alterações climáticas. A disponibilidade cada vez mais generalizada de dados meteorológicos de estações e satélites, torna cada vez mais evidente a necessidade de ferramentas para resumir a informação contida nesse enorme volume de dados. Neste contexto, as técnicas para agrupamento de séries temporais assumem um papel de relevo. Neste minicurso far-se-á uma digressão pela teoria do agrupamento de séries temporais, ilustrando com exemplos relacionados com séries temporais geofísicas e ambientais algumas das ideias subjacentes.

Ana MouraAna Moura, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa

Decomposição em valores singulares: visualizações e tratamento de dados PDF

Começamos por mostrar como a decomposição SVD (decomposição em valores singulares) permite uma descrição completa dos quatro subespaços matriciais: linhas, espaço nulo, espaço das colunas e espaço nulo da matriz transposta, para depois estudar algumas das suas aplicações mais recentes: tratamento de imagens digitalizadas, compressões digitalizadas de títulos numa biblioteca, tratamento de dados estatísticos ou ainda soluções de mínimos quadrados.

Sugestão: para rever conteúdos sobre valores e vetores próprios e diagonalização de matrizes simétricas que estão na base dos valores e vetores singulares (pré-requisitos da SVD), e ainda encontrar alguns desafios deste mini-curso sugiro a inscrição no curso online valores próprios.

Paulo MateusPaulo Mateus, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa

Criptografia na era quântica

Nesta apresentação mostra-se como a computação quântica, nomeadamente o algoritmo de Shor, põe em causa a criptografia moderna, desde as assinaturas digitais do cartão do cidadão às transações de moedas Bitcoin. Duas soluções para este problema são discutidas: a criptografia pós-quântica e a criptografia quântica.

Teresa DiogoTeresa Diogo, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa

Equações integrais e aplicações à mecânica

Uma equação integral é uma equação em que a função incógnita, em geral uma função de uma ou mais variáveis, aparece sob o sinal de integral como parte da função integranda.

Pretendemos apresentar as equações integrais de Volterra (introduzidas numa forma genérica pelo matemático italiano Vito Volterra e estudadas nos seus trabalhos pioneiros em 1896) e falaremos de algumas das suas múltiplas aplicações. Estas equações são modelos adequados para problemas em que a solução num dado momento depende da história (passado) até esse momento. Um exemplo é o problema da dinâmica de populações e de epidemias, em que a população num certo tempo $t$ depende de fatores do passado, como seja do número de nascimentos e de sobreviventes até $t$.

Neste curso, consideraremos uma certa equação integral (hoje conhecida por equação integral de Abel) obtida em 1823 pelo matemático norueguês Niels Henrik Abel, ao resolver um problema particular da mecânica. Desde então, várias generalizações da referida equação têm sido investigadas até aos tempos atuais, com aplicações importantes em problemas que incluem condução do calor e difusão, dinâmica de reatores nucleares, viscoelasticidade.